terça-feira, 27 de abril de 2010

Pensamentos

O conhecimento do conhecimento ensina-nos que apenas conhecemos uma pequena película da realidade. A única realidade que é cognoscível é co-produzida pelo espírito humano, com a ajuda do imaginário. O real e o imaginário estão entretecidos e formam o complexo dos nossos seres e das nossas vidas. A realidade humana em si mesma é semi-imaginária. A realidade é apenas humana, e apenas parcialmente real.

(Edgar Morin, in 'Os Meus Demónios')


“Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade”.

(Confúcio)


"A curiosidade do espírito na busca de princípios certos é o primeiro passo para a conquista da sabedoria".

(Sócrates)

A nossa missão não é julgar o que é justo ou injusto: é apenas ajudar.

(Teresa de Calcutá)


A Educação é um factor indispensável para que a humanidade possa conseguir os ideais de paz, liberdade e justiça social.

(Jacques Delors)


“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.

(Mahatma Gandhi)


"A não-violência absoluta é a ausência absoluta de danos provocados a todo o ser vivo. A não-violência, na sua forma activa, é uma boa disposição para tudo o que vive. É o amor na sua perfeição".

(Mahatma Gandhi)



"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho".

(Mahatma Gandhi)

Sem comentários:

Enviar um comentário